"Meu trabalho consiste em escutar a singularidade e complexidade da história de vida do paciente, guiando-o em seu processo para que questione sobre suas queixas, entenda como contribui com elas e elabore sobre o seu modo de ser e viver. Nesse percurso, busco auxiliá-lo não só a entender sobre seus padrões e repetições, como também a encontrar modos de operar mais sintonizados com seus próprios desejos".
Psicóloga e Psicanalista
• Mestre em Psicologia, com pesquisa circunscrita em psicanálise (2021)
• Percurso em Psicanálise de orientação Lacaniana
• Especialização no Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (2021)
• Experiência em atendimento clínico desde 2017
• Consultório Particular desde 2019
convênio
Sessões de Psicanálise
• COMO: Online ou Presencial (Bairro Belvedere em Belo Horizonte, MG).
• PARA QUEM: Adolescentes (a partir dos 12 anos), Jovens ou Adultos.
• IDIOMAS: em Português ou Inglês.
• ABORDAGEM TEÓRICA: psicanálise de orientação Lacaniana
• TEMPO E DURAÇÃO: sessões de aproximadamente 40 minutos, mas que podem variar de acordo com o manejo clínico. A frequência é combinada no caso a caso, podendo ser semanal ou quinzenal. O tratamento não tem uma duração pré estabelecida e vai até aonde o paciente desejar elaborar sobre si.
• VALOR: as consultas são particulares e o preço é informado apenas no contato direto comigo. Não existem pacotes, mas as formas de acertar são combinadas com o paciente.
O que é a Psicanálise
A Psicanálise é um dos pilares da saúde mental, além da Psicologia e da Psiquiatria, sendo a sua principal diferença o trabalho com o INCONSCIENTE.
Mas o que é o inconsciente? É um lugar em nossa mente repleto de complexidade que influencia na forma em que agimos, pensamos e adoecemos. Apesar de muitos dos conteúdos inconscientes serem desconhecidos por nós mesmos, não se trata de um lugar obscuro e de difícil acesso, pois é algo que está na "ponta da língua", escapando nos nossos sonhos, na nossa própria linguagem e na forma de nos expressar. Pode-se dizer que o inconsciente é, portanto, uma verdade que dizemos sem perceber, sendo o estranho que habita os espaços mais familiares em nós mesmos. Sendo assim, ele está por detrás dos caminhos que escolhemos seguir, guiando a nossa vida sem nos darmos conta. Com efeito, uma análise é um processo para que o paciente seja menos alienado da sua própria história, se responsabilizando pelos seus desejos e pelos seus atos.
O que você precisa saber antes de começar:
• É muito mais do que um desabafo, é um processo para você se responsabilizar. Isto é, se questionar e entender como você contribui pro seu próprio sofrimento sem perceber e qual o lugar que essa queixa ou sintoma tem na sua história. É para quem deseja saber mais sobre si próprio e navegar na profundidade das suas questões.
• O processo não é uma linha reta e sim uma espiral. Isso quer dizer que não é sobre elaborar a lógica por detrás das questões e já conseguir fazer diferente no dia seguinte. Envolvem recaídas, repetições e resistências, em que muitas das mesmas coisas precisarão ser ditas mais de uma vez e elaboradas constantemente para uma mudança de posição ser possível. Tem um vai e vem, mas tem avanços.
• É preciso ter paciência. Não se trata de um processo de resultados rápidos, apesar de poder surtir efeitos desde a primeira sessão. Mas ao tratarmos questões estruturais, que estão na raiz dos sintomas, isso leva tempo. Primeiro para se deparar com isso está sendo dito no seu âmago, depois elaborar e entender mais sobre esse processo, para depois concluir como fazer diferente e mudar sua posição frente ao seu nó sintomático estrutural. É um processo à longo prazo. Um percurso de análise levado com seriedade tende a durar anos.